Publicidade

Por CNA | 17 de abril de 2021

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou, na quinta (15), um treinamento online do projeto Agro.BR com foco nas oportunidades para a fruticultura e produtos derivados no mercado externo.

O Agro.BR é um projeto da CNA e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).  Mais de 300 pessoas se inscreveram no treinamento.

“Esse projeto foi criado com o intuito de inserir pequenos e médios empresários rurais no comércio exterior. Todas as iniciativas e resultados já obtidos mostram que é possível diversificar a pauta de produtos exportados e a participação desses produtores”, declarou a coordenadora de exportação da CNA, Camila Sande.

O consultor do projeto Agro.BR em São Paulo, Aryan Schut, mostrou o panorama do mercado internacional para as frutas brasileiras, a dinâmica de comercialização e as oportunidades, mesmo para aqueles produtores que ainda não participaram dessas negociações.  

“A base de todo o processo está no produtor rural. Para alcançar um patamar estruturado é necessário que ele tenha conhecimento de seu produto e de mercado. Também é fundamental disponibilizar um alimento produzido de forma segura com qualidade e atenda os quesitos de responsabilidade social e ambiental”, explicou o consultor.

Em todo o Brasil, aproximadamente 800 empresários rurais participam do projeto Agro.BR.  “Entre as iniciativas, oferecemos suporte para a promoção das marcas e de seus produtos e de negócios por meio de rodadas de negócios com a participação de compradores internacionais”, concluiu o assessor de Relações Internacionais da CNA, Rafael Gratão.

O projeto Agro.Br conta com várias ações de capacitação, como seminários e palestras, que sensibilizam o produtor para o exterior. Um deles é a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) como uma ferramenta para a melhoria da produtividade e gestão do negócio.

Para receber o atendimento personalizado dos consultores do Agro.BR, o produtor precisa se cadastrar no programa, pelo link: www.cnabrasil.org.br/agrobr.

O processo de entrada no projeto é simples. O produtor entra no site, se cadastra, preenche o formulário e aguarda até que a equipe de consultores entre em contato. É importante lembrar que cada caso vai ser analisado de uma forma a depender do grau de maturidade exportadora.

Publicidade